O quadril, para o médico, é a junção do fêmur (osso da coxa) com a bacia. As pessoas leigas as vezes se referem à região da nádega como sendo o quadril, mas esta não é a denominação apropriada. A articulação do quadril é um junta entre uma espera e uma cavidade. A extremidade do fêmur é uma bola (chamada cabeça do fêmur) que roda dentro de uma cavidade (chamada acetábulo), formada pelos ossos da bacia. Em um quadril normal, a cabeça do fêmur e o acetábulo são cobertos por uma camada de cartilagem, que é uma substância branca co aproximadamente 3 milímetros de espessura. Esta cartilagem não tem nervos e portanto não transmite nenhum sinal de dor ao cérebro. Uma radiografia do quadril normalmente mostra um especo entre a cabeça do fêmur e a bacia, porque a cartilagem é transparente aos raios-X.
Existe uma série de condições que causam doenças na articulação do quadril. Em todos os casos a cartilagem articular está afetada e muitas vezes ausente. Nesta situação o osso do fêmur começa a raspar no osso da bacia, em vez de estar separado pela cartilagem articular. Esse contato de osso com osso produz dor. Na radiografia vamos observar que o fêmur está encostado na bacia. Esse contato dos ossos pode às vezes ser sentido pelo paciente, como se alguma coisa estivesse raspando dentro do seu quadril.
Por vezes pode-se até ouvir um estalido no lugar. A medida que a doença se agrava, os movimentos do quadril podem tornar-se mais limitados, e surgem dificuldades para andar e exercer algumas atividades do dia a dia, como amarrar sapatos ou cortar as unhas do pé. Essa restrição dos movimentos do quadril pode agravar problemas de coluna.
Algumas das nossas especialidades:
- Cirurgia do quadril
- Prótese total do quadril (artroplastia)
- Artrose
- Bursite
- Dores noturnas
- Cirurgia preservadora
- Impacto Fêmoro Acetabularfemoroacetabular
- Tendinite
- Pubalgia
- Estalos, ruídos e dores
- Necrose na cabeça do fêmur
- Reumatismo - Artrite reumatóide
- Sinuvite
- Deformidades angulares
- Dor na virílha e na coxa
- Quadril em mola / ressalto
A mais comum das doenças que causam dor no quadril é a Artrose. É o resultado do desgaste da cartilagem articular do quadril. A Artrose pode ser causada por traumatismos antigos, por alterações congênitas (isto é, de nascimento) da forma do quadril, por algumas doenças da infância e da adolescência que tenham afetado o quadril, ou pelo desgaste puro da cartilagem sem razão aparente. Outra doença que afeta o quadril com frequência é a Artrite Reumatóide. Esta produz alterações em diversas juntas do organismo, e é muito mais um problema generalizado que uma doença localizada. Outro processo que também causa dor no quadril é a Osteonecrose. Este nome significa que algumas partes do osso morreram, e não tem mais resistência para suportar o peso do corpo, passando a causar dor. As causas mais comuns de Osteonecrose da cabeça do fêmur são o uso de medicamentos corticoesteróides e o abuso e bebidas alcoólicas.
A dor provocada pelos problemas de quadril geralmente é sentida na virilha, correndo pela coxa até o joelho. Por vezes essa dor no joelho é tão intensa que o paciente, e eventualmente também o médico, acredita que o problema está no joelho e não no quadril.
Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), estagiou na Santa Casa de São Paulo, no Departamento de Ortopedia e Traumatologia ( Fev à Julho 1986), atuou como médico integrante do Corpo Clínico na área de Oncologia Ortopédica do Hospital Erasto Gaertner (1986 à 1991), realizou seu mestrado (1998) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atua como Chefe do Ambulatório de Ortopedia do Hospital de Clínicas de Curitiba à 16 anos, atende nos Hospitais Marcelino Champagnat e São Vicente em Curitiba. Atua especialmente na área de Cirurgia para colocação de Próteses de quadril , joelhos e pacientes portadores de hemofilia.
Para ler Currículo completo, CLIQUE AQUI.Orientações e cuidados para pacientes operados de prótese total de quadril.
A prótese de joelho, cientificamente chamada artroplastia de joelho, consiste na colocação de uma peça artificial como substituição da articulação que o indivíduo possui.
Você deve fazer exercícios desde o primeiro dia após a cirurgia, tanto na perna operada como na não operada, para evitar a trombose. Saiba como.
A Artroplastia Total do Quadril é a substituição da articulação original com problemas por uma nova denominada de prótese do quadril.