TRATAMENTOS JOELHO

Novos Tratamentos para Joelho - Curitiba
CONHEÇA NOSSOS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS E ESPECIALIDADES

O joelho, para o médico, e a junção do fêmur (osso da coxa) com a tíbia (osso da perna). Também faz parte da articulação a patela (rótula), que se move de encontro ao fêmur quando o joelho se estica ou se dobra. Em uma situação normal, as extremidades do fêmur e Da tíbia, assim como a patela, são recobertas por uma camada de cartilagem, que é uma substância branca com aproximadamente 3 milímetros de espessura. Esta cartilagem não tem nervos e portanto, não transmite nenhum sinal de dor ao cérebro. Uma radiografia do joelho normalmente mostra um espaço entre o final do fêmur e a tíbia porque a cartilagem é transparente aos raios-X.

Existe uma série de condições que podem causar doenças na articulação do joelho. Em quase todos os casos a cartilagem articular está afetada e muitas vezes ausente. Nesta situação osso do fêmur começa a raspar no osso da tíbia, em vez de estar separado pela cartilagem articular. Esse contato de osso com osso produz dor. Na radiografia vamos notar que o fêmur está encostado na tíbia. A medida que a doença se agrava, os movimentos podem torna-se mais limitados, com dificuldade para esticar ou dobrar completamente o joelho.

Entre as diversas doenças que causam dor no joelho, a mais comum é a Artrose. É o resultado do desgaste puro e simples da cartilagem articular do joelho. A Artrose pode ser causada por um traumatismo antigo, por excesso de esforços, ou por alterações na forma do joelho, que farão com que haja um desgaste da cartilagem além do normal. Outra doença que afeta o joelho com frequência é a Artrite Reumatóide. Esta produz alterações em diversas juntas no organismo, e é muito mais um problema generalizado que uma doença localizada. Outro processo menos comum que também causa dor no joelho é a Osteonecrose. Este nome significa que algumas partes do osso morreram.

Algumas das nossas especialidades:
- Cirurgia do joelho
- Prótese do joelho
- Artrose
- Joelho inchado
- Desgastes
- Deformidades angulares: joelho valgo (em X) ou joelho varo (cambaia)
- Lesão das cartilagens
- Condromalácia patelar
- Tendinite
- Pubalgia
- Bursite
- Artrite reumatóide / reumatismo
- Estalos, ruídos, falseio e dores
- Necrose na cabeça do fêmur
- Reumatismo - Artrite reumatóide
- Sinuvite / inchaço
- Deformidades angulares
- Dor na virílha e na coxa
- Quadril em mola / ressalto

Um grande número de pacientes tem dor no joelho como resultado de problemas na cartilagem dos meniscos, ao invés de desgaste na cartilagem articular. Muitas pessoas não estão cientes de que há dois tipos de cartilagem no joelho. A cartilagem articular, que reveste as extremidades dos ossos, e está bem presa a eles; e a cartilagem dos meniscos, que na verdade está separada do fêmur, da tíbia e da patela. Os meniscos podem ser afetados, geralmente como resultado de traumatismos em atividades atléticas. Se um menisco se rompe dificilmente ocorrerá cicatrização, e ele fica dividido em partes que podem ficar presas entre o fêmur e a tíbia em certas posições do joelho, causando dor, edema (inchaço) e travando temporariamente a articulação. Existe um aparelho chamado artroscópio que é aproximadamente da espessura de um lápis, que pode ser introduzido no joelho para permitir ao médico ver as estruturas internas do joelho. Havendo uma lesão de menisco, e possível retirar as partes soltas através de cirurgia artroscópica, sem necessidade de grandes cortes no joelho.

Há, hoje, diversos ortopedistas que são especializados neste tipo de operação. A artroscopia pode ser usada também em outros problemas do joelho. Entretanto, quando a cartilagem articular está gasta, a artroscopia dificilmente será de alguma valia para o problema. Muitas vezes será necessário uma artroplastia, isto é, uma cirurgia em que sejam substituídas as superfícies da articulação do joelho, para solucionar o problema.

A dor provocada pelo desgaste da cartilagem pode ser sentida na frente, atrás, ou nos lados de dentro ou de fora da articulação. Contudo, nem todas as dores no joelho vêm da articulação propriamente dita. Dores provenientes do quadril frequentemente correm pela coxa até o joelho. Às vezes a dor é tão intensa no joelho, em casos de doenças do quadril, que pode levar o paciente, e por vezes o médico, a achar que o problema está no joelho, quando na verdade o quadril e que deverá ser tratado.

Dr. Luciano da Rocha Loures Pacheco

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), estagiou na Santa Casa de São Paulo, no Departamento de Ortopedia e Traumatologia ( Fev à Julho 1986), atuou como médico integrante do Corpo Clínico na área de Oncologia Ortopédica do Hospital Erasto Gaertner (1986 à 1991), realizou seu mestrado (1998) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atua como Chefe do Ambulatório de Ortopedia do Hospital de Clínicas de Curitiba à 16 anos, atende nos Hospitais Marcelino Champagnat e São Vicente em Curitiba. Atua especialmente na área de Cirurgia para colocação de Próteses de quadril , joelhos e pacientes portadores de hemofilia.

Para ler Currículo completo, CLIQUE AQUI.






EM DESTAQUE

BLOG
PRÓTESE TOTAL DE QUADRIL

Orientações e cuidados para pacientes operados de prótese total de quadril.

BLOG
NO MEU CASO, É NECESSÁRIO?

Que pessoas precisam de cirurgia de substituição de articulação.

CONFIRA NOSSO BLOG

A prótese de joelho, cientificamente chamada artroplastia de joelho, consiste na colocação de uma peça artificial como substituição da articulação que o indivíduo possui.

Você deve fazer exercícios desde o primeiro dia após a cirurgia, tanto na perna operada como na não operada, para evitar a trombose. Saiba como.

A Artroplastia Total do Quadril é a substituição da articulação original com problemas por uma nova denominada de prótese do quadril.