NO MEU CASO,É NECESSÁRIO?

QUE PESSOAS PRECISAM DE CIRURGIA DE SUBSTITUIÇÃO DE ARTICULAÇÃO

Somente um médico pode dizer se a pessoa precisa de cirurgia de substituição de articulação. Ele examinará a articulação do paciente com raio-x ou outro instrumento. Uma pequena amostra do tecido também pode ser testado.

Depois de examinar a articulação, o médico pode dizer se o paciente precisa de exercícios, auxílios para caminhar como andador ou bengala, fisioterapia, ou remédios e suplementos. Os remédios para artrite incluem medicamentos para reduzir a inflamação. Dependendo do tipo de artrite, o médico pode receitar corticosteróides ou outros medicamentos. Porém, todos os remédios podem ter efeitos colaterais, incluindo perda óssea.

Caso esses tratamentos não funcionem, o médico pode sugerir uma cirurgia chamada osteotomia, na qual as articulações são “alinhadas”. Essa cirurgia pode ser mais simples do que a de substituição de articulação, porém leva mais tempo para recuperação e não é comumente feita hoje em dia.

Muitas vezes a cirurgia de substituição de articulação é a resposta quando o paciente tem dor constante e não pode mover bem a articulação, por exemplo se tem problema com certas coisas como caminhar, subir escadas e tomar banho.

O que é cirurgia de substituição das articulações

A cirurgia de substituição de articulações remove articulação danificada e coloca uma nova. Uma articulação é onde dois ou mais ossos se encontram, como o joelho, quadril e ombro. Algumas vezes o cirurgião não remove toda a articulação, mas somente substitui ou conserta partes danificadas.

O médico pode sugerir a cirurgia de substituição de articulação para melhorar como o paciente vive. Substituir uma articulação pode aliviar a dor e ajudar a pessoa a se movimentar e sentir melhor. Quadril e joelhos são substituídos mais freqüentemente. Outras articulações que podem ser substituídas incluem ombro, dedos, cotovelo e tornozelo.

O que pode danificar as articulações

As articulações podem ser danificadas por artrite e outras doenças, lesões, ou outras causas. Artrite, ou simplesmente os anos de uso, pode fazer a articulação se desgastar. Isso causa dor, rigidez e inchaço. Ossos estão vivos e precisam de sangue para ficar saudáveis, crescer e se reparar. Doenças e danos dentro das articulações podem limitar o fluxo sanguíneo, causando problemas.

Como é a nova articulação ou prótese

Uma nova articulação, chamada prótese, pode ser feita de plástico, metal, ou ambos. A prótese pode se cimentada no lugar ou não, de modo que o osso possa crescer por ela. Ambos os métodos podem ser combinados para manter a nova articulação no lugar.

As próteses cimentadas são usadas mais freqüentemente em idosos que não se movem tanto e em pessoas com ossos “fracos”. Já as próteses não cimentadas são geralmente recomendadas a pessoas mais jovens e ativas, e aqueles com boa qualidade óssea.

A prótese não cimentada pode levar mais tempo para recuperação, uma vez que demora para o osso crescer e se ligar a ela. As próteses geralmente duram de 10 a 15 anos, desta forma pacientes jovens precisam ter a mesma articulação danificada substituída mais de uma vez.

O que acontece depois da cirurgia de substituição de articulação

No caso de cirurgia de prótese no joelho ou quadril o paciente pode ser capaz de ir para casa em 3 a 5 dias. Se a pessoa for idosa ou tiver deficiências adicionais, pode ser necessário passar várias semanas no hospital antes de ir para casa.

Depois da substituição de articulação no joelho ou quadril, geralmente o paciente fica em pé ou caminha no dia da cirurgia. A pessoa pode ter alguma dor temporária na nova articulação porque a musculatura está fraca e o corpo se recuperando. A dor deve terminar em algumas semanas ou meses.

Fisioterapia pode começar no dia seguinte à cirurgia para fortalecer a musculatura ao redor da nova articulação e ajudar o paciente a recuperar a movimentação. Em caso de substituição de articulação no ombro o paciente geralmente pode começar fisioterapia no mesmo dia da cirurgia.

Dr. Luciano da Rocha Loures Pacheco

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), estagiou na Santa Casa de São Paulo, no Departamento de Ortopedia e Traumatologia ( Fev à Julho 1986), atuou como médico integrante do Corpo Clínico na área de Oncologia Ortopédica do Hospital Erasto Gaertner (1986 à 1991), realizou seu mestrado (1998) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atua como Chefe do Ambulatório de Ortopedia do Hospital de Clínicas de Curitiba à 16 anos, atende nos Hospitais Marcelino Champagnat e São Vicente em Curitiba. Atua especialmente na área de Cirurgia para colocação de Próteses de quadril , joelhos e pacientes portadores de hemofilia.

Para ler Currículo completo, CLIQUE AQUI.






EM DESTAQUE

BLOG
PRÓTESE TOTAL DE QUADRIL

A Artroplastia total do quadril é um procedimento ortopédico muito comum.

BLOG
NO MEU CASO, É NECESSÁRIO?

Que pessoas precisam de cirurgia de substituição de articulação.

CONFIRA NOSSO BLOG

A prótese de joelho, cientificamente chamada artroplastia de joelho, consiste na colocação de uma peça artificial como substituição da articulação que o indivíduo possui.

Ainda na cama do hospital, o paciente deverá fazer alguns exercícios para diminuir o edema e a dor causados pela cirurgia.

Sabe-se que a cartilagem articular lesada é de potencial de cicatrização muito limitado. Isso se deve às propriedades do tecido cartilaginoso.